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A cada dia, mais e mais estudos comprovam os benefícios do vegetarianismo para o corpo. Um deles, inclusive, foi publicado recentemente pelo American Journal of Clinical Nutrition e evidencia o hábito como capaz de prevenir o organismo contra doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Sem contar a questão animal e ambiental, não é mesmo? 

Contudo, pode ser muito complicado para algumas pessoas deixar de lado um alimento que faz parte do nosso dia-a-dia tão intensamente. Mas isso não é motivo para desespero: com pequenas adaptações, feitas aos poucos no cardápio, dá para se tornar vegetariana sim! Uma saída, para começar, pode ser adotar a dieta flexitariana. “Uma alimentação flexitariana ou semi-vegetariana é aquela que segue o vegetarianismo na maior parte do tempo. E que, ocasionalmente, tem algum tipo de carne”, explica a nutricionista Luna Azevedo, idealizadora do projeto VIDA e que atende no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Simplificando: você não precisa ser tão radical e passar longe das proteínas de origem animal de uma hora para outra. 

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As vantagens de reduzir o consumo de carne aos poucos são muitas. A primeira delas, claro, é o fato de que manter o objetivo fica muito mais fácil quando você sabe que a sua alimentação é menos rígida. Dessa forma, você vai se acostumando com o menor volume do alimento em suas refeições até tirá-lo completamente do cardápio. “E foram encontradas fortes evidências de benefícios para o peso corporal, metabolismo, pressão arterial e redução da diabetes”, afirma Luna Azevedo. 

Seu intestino também agradece. “Quando a pessoa adota o estilo de vida e tem um bom acompanhamento nutricional, acaba consumindo mais alimentos de origem vegetal. Como frutas, oleaginosas e legumes”. E com mais fibras no corpo, o funcionamento do sistema digestivo pode melhorar muito. 

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Posso ficar deficiente de algum nutriente? 

A grande preocupação da maioria dos vegetarianos está relacionada à quantidade de nutrientes ingeridos. Principalmente no que diz respeito à proteína e algumas vitaminas e minerais. Porém, a nutricionista garante que é possível manter uma alimentação equilibrada e que garanta uma grande variedade de aminoácidos essenciais. “Com leguminosas, cereais, sementes e vegetais, o alcance da quantidade protéica necessária é garantido.”

Além disso, estudos mostram que suplementação com proteínas de origem vegetal também são capazes de promover os mesmos resultados que as de origem animal. 

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Mas afinal, como fazer isso? 

Você pode eliminar a carne nos dias em que consegue ser mais regrada com a alimentação. O que, em muitos casos, acontece durante a semana. Nos finais de semana, em festas e eventos sociais, dá para ser mais flexível consigo mesma, sem carregar a culpa do que pode ou não pode comer.

Lembre-se sempre: um pequeno passo é melhor do que nenhum! Se você ainda acha complicado passar cinco dias sem a proteína, sempre tem a #segundasemcarne para começar! O segundo passo está em informar-se muito sobre o assunto. E encontrar receitas saborosas, assim a vontade de carne passa rapidinho.

Luna Azevedo dá quatro sugestões veganas: 

Muffin de banana com canela 

Shutterstock

Muffin de espinafre 

Divulgação

Grãomelete 

Thinkstock/Getty Images

Iogurte de morango

BOA FORMA

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