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A Ayurveda sugere algumas atitudes simples, mas eficazes, para ajudar você a perder peso de maneira saudável. Segundo essa tradição indiana, os quilos a mais podem têm a ver com o excesso do dosha Kapha, que é definido como frio, úmido e pesado. E estar acima do peso pode provocar algumas características Kapha mesmo no corpo de uma pessoa que não tem esse dosha como base.

Quando o Kapha está fora de equilíbrio costuma ocorrer ganho de peso facilmente, excesso de sono, preguiça e cansaço, por isso é importante equilibrar esse dosha por meio de alguns princípios. Segundo os especialistas em Ayurveda, é importante ressaltar que esse sistema de bem-estar não se concentra em ganhos de curto prazo, para que você não precise passar fome ou limitar de forma irrealista a variedade de alimentos que pode desfrutar. Em vez disso, enfatiza a constância ao seguir princípios que vão ajudar não apenas a perder peso, como também a conquistar um estilo de vida mais saudável.

 

6 PRINCÍPIOS DA AYURVEDA PARA PERDER PESO DE FORMA SAUDÁVEL

1. Coma três boas refeições por dia

Segundo a Ayurveda, para manter um metabolismo saudável é preciso o acendimento adequado do fogo digestivo, o que pode ser feito adicionando combustível regular e confiável ao organismo.

Por isso é tão importante ter frequência e constância quando o assunto são refeições saudáveis e de boa digestão – e sem lanchinhos entre elas. Só assim é possível alcançar o equilíbrio necessário que irá garantir que o fogo digestivo seja estimulado de forma adequada.

 

2. Jante leve

AnnaPustynnikova/Thinkstock/Getty Images

Um jantar leve e, de preferência, até às 19h, permite que o estômago se esvazie antes de dormir, o que ajuda os processos de desintoxicação que acontecem durante a madrugada. Apostar mais em sopas, caldos e saladas nessa refeição garante uma limpeza mais efetiva do organismo.

3. Ajude a equilibrar o Kapha

Assim você consegue eliminar o excesso desse dosha e, então, equilibrar o organismo e perder peso. Idealmente, a dieta Kapha deve incluir alimentos quentes, secos, ásperos, leves e de fácil digestão. Pense em cenoura, vagem, folhas verdes escuras (picantes e amargas), berinjela, couve, lentilha, grão-de-bico, ervilha, maçã, amora, framboesa, pera, e frutas secas (tâmara, damasco, ameixa e uva-passa).

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4. Exercite-se ao menos três vezes por semana

NickyLloyd/Thinkstock/Getty Images

Isso é importante para garantir uma taxa metabólica mais rápida e queima de gordura mais eficiente. Para a Ayurveda, o melhor horário para a pratica de atividades físicas é pela manhã, período em que o corpo está desintoxicado e pronto para começar um novo dia. E vale qualquer modalidade: caminhada, corrida, ioga, natação…

 5. Beba água morna ou chá durante o dia

Na tradição Ayurveda, a água morna é conhecida como um elixir, pois tem o poder de dissolver o Ama. O Ama são as toxinas que se acumulam no nosso corpo, toxinas essas que podem ter como origem poluição ou escolhas alimentares não saudáveis, por exemplo. Por isso, procure beber água morna logo ao acordas e durante o dia. Vale acrescentar gengibre, limão, hortelã…

6. Procure dormir bem

YakobchukOlena/Thinkstock/Getty Images

Várias pesquisas comprovam que um sono ruim ou insuficiente é um forte gatilho para o ganho de peso. E, segundo a Ayurveda, garantir uma boa noite de sono entre às 22h e 6h seria muito importante não apenas para um processo de emagrecimento como para conquistar uma qualidade de vida melhor.

 

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