10 Receitas caseiras antimanchas para começar a usar

Spread the love

As manchas estão presentes no dia a dia de qualquer casa. Elas aparecem nas roupas, móveis, pisos e tapetes, por causa do clima, de alimentos derramados e de incidentes variados. Mas então, como lidar com diferentes tipos de manchas e removê-las sem passar muito trabalho? Veja essa lista e anote os ingredientes que vai precisar para cada tipo de mancha.

1. Manchas de barro

Você pode tentar duas técnicas: reutilizar a água da fervura de batatas para aplicar sobre as manchas ou um pouco de xampu infantil, com pH neutro, e um pano úmido para esfregar. Finalize com pano limpo e água limpa, depois com o secador de cabelo.

2. Manchas no piso de madeira

Remova as manchas do piso de madeira usando apenas água (pode ser morna para soltar a mancha), detergente neutro de louça e um pano. Evite produtos de limpeza mais fortes e esponjas abrasivas para não estragar a madeira.

3. Manchas recentes de bebidas no sofá de tecido

Assim que a mancha acontecer ela deve ser absorvida com um pano. Nunca esfregue o tecido manchado, apenas coloque um pano sobre a mancha e pressione para que ele absorva ao máximo o líquido derramado. Se ainda sobrar mancha, coloque uma pedra de gelo sobre o tecido e depois absorva mais um pouco até sair tudo.

4. Chiclete em tecidos

Criançada grudou chiclete no sofá, tapete, cortina ou na roupa? Use gelo para endurecer o chiclete e depois arrancar com facilidade. Cuidado para não puxar com força, pois se o tecido for sensível poderá rasgar. Tenha paciência nesse momento.

5. Manchas de sangue

As manchas de sangue podem ser removidas com xampu para bebê ou com água oxigenada. Coloque um desses produtos sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois use um papel-toalha ou pano limpo para absorver ao máximo. Se precisar, aplique mais um pouco e repita o procedimento.

6. Manchas de bolor nas roupas

Depois de meses no fundo no armário, pode ser que algumas roupas fiquem com manchas de bolor por causa da umidade que absorveram. Para matar os fungos, misture ¼ de essência de alfazema a meio copo de vinagre. Deixe as roupas de molho nessa solução, depois enxague e lave na máquina. Aplique também em todo o armário, vazio, e mantenha as portas abertas para a evaporação da misturinha.

7. Manchas nos vidros

Misture 250 ml de água com 250 ml de álcool e 1 colher de sopa de vinagre branco. Coloque a solução em um borrifador e aplique no vidro sujo, fazendo a limpeza com um pano limpo que não solte fiapos.

8. Manchas de ferrugem da pia e da banheira

As louças do seu banheiro podem voltar a ter um aspecto novinho, sem manchas de ferrugem, polvilhando um pouco de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e passando sobre a superfície. Deixe agir de 10 a 20 minutos, depois lave com uma esponjinha e água.

9. Manchas de catchup na roupa

Vire a peça do avesso e aplique água fria. Depois, passe um pouco de detergente, esfregando levemente, até a mancha soltar. Finalize lavando a peça normalmente na máquina.

10. Manchas de tinta de caneta

Já teve uma camisa manchada porque estava com uma caneta no bolso? Assim que perceber a mancha, coloque um pano seco ou folhas de papel-toalha sobre a mancha, sem esfregar, apenas pressionando. Coloque álcool por cima, aos pouquinhos, e continue pressionando até sair a mancha.

Veja também: cuidados na hora de lavar roupa preta para não desbotar

O post 10 Receitas caseiras antimanchas para começar a usar apareceu primeiro em Dicas Online.